facebook INSTA

TV Brasil mostra 11 clássicos do cinema soviético de 15 a 25 deste mês

Lenin-em-Outubro-Lenin-v-oktyabre

 

No dia 15 de outubro (sexta-feira), a TV Brasil estreia o “Outubro Soviético”, uma série de 11 filmes clássicos da antiga União Soviética, para relembrar o centenário que a Revolução de Outubro completa este ano. As produções vão ao ar todos os dias da semana, entre 15 e 25 de outubro, às 23h.

As atrações são:

 

Domingo (15/10): “O Encouraçado Potemkin” (1925), de Eisenstein.

Segunda-feira (16/10): “O Conto do Czar Saltan” (1966), de Aleksander Ptushko.

Terça-feira (17/10): “Vassa” (1983), de Gleb Panfilov.

Quarta-feira (18/10): “A Mãe” (1989), de Gleb Panfilov.

Quinta-feira (19/10): “Boris Godunov” (1986), de Sergei Bondarchuk.

Sexta-feira (20/10): “Um Acidente de Caça” (1978), de Emil Loteanu.

Sábado (21/10): “Arsenal” (1929), de Aleksandr Dovzhenko.

Domingo (22/10): "O Velho e o Novo" (1929), de Eisenstein.

Segunda-feira (23/10): “As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques” (1924), de Lev Kuleshov.

Terça-feira (24/10): “Cossacos de Kuban” (1949), de Ivan Pyryev.

Quarta-feira (25/10): “Lenin em Outubro” (1937), de Mikhail Romm.

 

A iniciativa é resultado da parceria estabelecida entre a TV Brasil, o estúdio russo Mosfilm e a produtora CPC-UMES Filmes.

 

 

Domingo, 15 de outubro, às 23h.

“O Encouraçado Potemkin”

Em 1905, a tripulação do encouraçado Potemkin se amotina contra o regime tirânico e brutal dos oficiais da embarcação. As manifestações populares que resultam disso, na cidade de Odessa (Ucrânia) fazem com que polícia e civis entrem em choque. O evento ficaria conhecido como "A Revolta de 1905" ou "Domingo Sangrento", considerado um "ensaio" da revolução de 1917.

Entre as memoráveis cenas de "O Encouraçado Potemkin" está a da escadaria de Odessa. No embate entre o exército czarista e os populares, um massacre acontece nos degraus de entrada da cidade ucraniana. Soldados atiram em civis impiedosamente. Alvejada, uma mãe deixa o carrinho de bebê descer escada abaixo. A cada degrau, Eisenstein mostra detalhes de pessoas sendo atingidas e caindo ao chão, aumentando a sensação de suspense e tornando a cena uma das mais famosas na história do cinema.

72 min. País: União Soviética. Idioma: russo. Ano: 1925. Direção: S.M. Eisenstein. Roteiro: N.F. Agadzhanova-Shutko. Com Grigoriy Aleksandrov, Vladimir Barskiy, Aleksandr Antonov e grande elenco. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Segunda-feira, 16 de outubro, às 23h.

“O Conto do Czar Saltan”

Em “O Conto do Czar Saltan”, a czarina traída por suas irmãs invejosas aporta em uma ilha fantástica após ter sido lançada ao mar com seu filho, o príncipe Gvidon, dentro de um barril selado. Com a ajuda de um cisne encantado que realiza desejos, o príncipe inicia uma aventura que o levará a encontrar o pai e a desmascarar as farsantes.

Imortalizado na ópera de Rimsky-Korsakov, o célebre poema de Aleksandr Pushkin – baseado em um conto popular russo – recebe a adaptação cinematográfica de um mestre dos efeitos especiais, Aleksander Ptushko, cujas animações se integram à realidade com rara inteligência e beleza.

O cineasta Aleksander Ptushko nasceu em Lugansk, Ucrânia. Iniciou sua carreira no cinema construindo bonecos para curtas metragens de animação, e tornou-se diretor de longas do gênero fantasia que combinam atores com animação stop-motion no mesmo quadro, efeitos especiais e mitologia russa. Seu sucesso atravessou fronteiras. Ganhou prêmio especial no Festival de Cannes (1946) e o Leão de Prata no Festival de Veneza (1960). “Sadko” foi lançado nos EUA em 1962, dublado para o inglês, com o título “As Aventuras de Sindbad” e a assinatura de Francis Ford Coppola como “adaptador do script”. Entre os filmes que dirigiu estão “O Novo Gulliver” (1935), “A Chave de Ouro” (1939), “Flor de Pedra” (1946), “Sadko” (1952), “Sampo” (1959), “Velas Escarlates” (1961), “O Conto do Czar Saltan” (1966), “Ruslan e Ludmila” (1972).

85 min. País: União Soviética. Ano: 1966. Título Original: Skazka o tsare Saltane. Direção: Aleksander Ptushko, com Vladimir Andreyev, Larissa Golubkina, Oleg Vidov. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Terça-feira, 17 de outubro, às 23h.

“Vassa”

Em 1913, na casa da família Zheleznov, as crianças são ensinadas desde cedo a dizer “isso é meu: meu navio, minha casa, minha fábrica.” Os membros dessa família se beneficiam com o dinheiro gerado pelo trabalho de outros. E o gastam com jogatina e futilidades. Eles passam o tempo praticando adultérios inconsequentes e espionando uns aos outros. Ao mesmo tempo em que rezam, envolvem-se com esquemas escusos em nome de Deus.

A poderosa e astuta matriarca Vassa Zheleznova faria qualquer coisa para proteger a reputação da família. Até mesmo induzir o próprio marido ao suicídio...

140 min. País: União Soviética. Idioma: Russo. Ano: 1983. Direção e roteiro: Gleb Panfilov, Inna Churikova, Vadim Mikhaylov, Nikolai Skorobogatov. História original: Maxim Gorky. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Quarta-feira, 18 de outubro, às 23h.

“A Mãe”

“A Mãe” retrata a dura realidade da Rússia pré-revolução. O filme narra a transformação de Pelageya Nilovna, uma camponesa submissa, escrava de seus medos e da brutalidade doméstica. Ela se torna uma mulher engajada na luta dos trabalhadores e, pouco a pouco, ocupa o lugar de seu filho, Pavel, encarcerado pela polícia.

Vencedor do Prêmio Especial do Juri no Festival de Cannes e dirigido por Gleb Panfilov, em 1989, “A Mãe” é a quarta adaptação cinematográfica do romance homônimo de Maksim Gorki. As outras três são de Vsevolod Pudovkin (1926), Leonid Lukov (1941) e Mark Donskoy (1956). O romance “A Mãe” é considerado o marco zero do realismo socialista.

200 min. Ano: 1989. Direção: Gleb Panfilov, com Irina Churikova, Viktor Rakov, Liubomiras Lauciavicius. Classificação: 18 anos.

 

---------------------------------

Quinta-feira, 19 de outubro, às 23h

“Boris Godunov”

Adaptação da peça de teatro homônima, de Alexander Pushkin, “Boris Godunov” se passa na Rússia e na Polônia no começo do séc. XVII. O épico é inspirado na história do Czar Boris Godunov, que reinou a Rússia entre 1598 e 1605.

Após a morte do Czar Fedor Ivanovich – filho de Ivan, o Terrível – Boris Godunov toma o trono, graças a intrigas palacianas, alianças e ao casamento arranjado entre sua irmã, Irina, com Tsarevich Feodor. Godunov ganha imenso poder e influência na corte. Mas, súbito, há um novo aspirante ao trono: um homem que alega ser Dmitri, o filho mais novo de Ivan, o Terrível. Os autos oficiais davam conta que Dmitri havia morrido em Uglich, em 1591.

Esse suposto Dmitri aparece na Polônia e, com o apoio do Príncipe Vishnevetzky, Sandomierz Mniszech e sua filha, a bela Marina, retorna à Rússia.

Embora a Igreja e Vasily Shuiski – que haviam investigado as circunstâncias da morte de Dmitri – neguem a autenticidade desse príncipe, ele cresce em popularidade e começa a se tornar uma ameaça real ao Czar Boris. Quem é ele, realmente? Um aventureiro ousado? Um príncipe? Ou um fantasma que apareceu para vingar um crime há muito esquecido?

141 min. País: União Soviética Idioma: Russo/francês. Ano: 1986. Gênero: Drama. Direção: Sergei Bondarchuk. Roteiro: Alexander Pushkin (peça original), Sergei Bondarchuk, com Sergei Bondarchuk, Alyona Bondarchuk, Gennadi Mitrofanov e grande elenco. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Sexta-feira, 20 de outubro, às 23h.

“Um Acidente de Caça”

Adaptado da novela de Anton Chekhov, publicada como folhetim em 1885 e considerada precursora do romance policial psicológico, “Um Acidente de Caça” penetra no vazio moral da aristocracia decadente ao narrar o drama da jovem Olga, filha de um servo, cobiçada por três homens de meia-idade.

Com direção de Emil Loteanu, o filme ultrapassou a marca de 26 milhões de espectadores.

105 min. Ano: 1978. Direção: Emil Loteanu, com Galina Belyaeva, Oleg Yankovskiy, Kirill Lavrov, Leonid Markov. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Sábado, 21 de outubro, às 23h.

“Arsenal”

A devastação e miséria deixadas pela Primeira Guerra Mundial endureceram as pessoas e os militares ucranianos. Um recém-reformado soldado, Timosh, retorna a sua cidade natal, Kiev, após ter sobrevivido a um desastre de trem. Sua chegada coincide com uma celebração nacional de liberdade da Ucrânia.

Descrente do discurso das autoridades locais, Timosh começa a questioná-las. E, mais tarde, no Congresso da Ucrânia, ele defende que o sistema soviético seja adotado pelo país.

Nos paióis do arsenal de Kiev, onde Timosh havia trabalhado, os ânimos estão à flor da pele. Um levante está prestes a ocorrer...

75 min. Ano: 1929. País: União Soviética. Direção e roteiro: Aleksandr Dovzhenko, com Semyon Svashenko, Amvrosi Buchma, Georgi Khorkov. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Domingo, 22 de outubro, às 23h.

"O Velho e o Novo"

Com técnicas arcaicas e manuais, os camponeses pobres – ampla maioria da população soviética nos anos 1920 – mal conseguiam sobreviver. Eram explorados pelos “kulaks”, a elite do campesinato.

Cansada de passar necessidade, a camponesa Marfa Lapkina decide reforçar o movimento pela coletivização da agricultura e organiza um “kolkhoz” (cooperativa) com seus vizinhos.

De início, a adesão é pequena, mas em meio a uma intensa luta ideológica entre velhas e novas concepções, as vantagens da produção coletiva vão se afirmando.

Ponto alto do cinema mudo, “O Velho e o Novo” explora ao máximo os recursos da montagem dialética. Em 1927, Eisenstein e Aleksandrov começaram a rodar o filme. A primeira edição foi concluída no início de 1929 e tinha 121 minutos, mas não foi apresentada ao público. Os autores decidiram realizar uma nova edição, com 87 minutos.

90 min. Ano: 1929. País: União Soviética. Direção: Serguey Eisenstein e Grigori Aleksandrov, com Marfa Lapkina, Konstantin Vasilyev, Vassily Buzenkov, M.Ivanin, Ivan Yudin. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Segunda-feira, 23 de outubro, às 23h.

“As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques”

Mr. West deseja viajar à União Soviética, mas é advertido pelas revistas americanas (os grandes meios de comunicação da época) sobre os terríveis perigos daquele país. Para se proteger, ele leva o caubói Jeddy, seu fiel guarda-costas, mas acaba caindo nas malhas de um grupo de ladrões disfarçados de contrarrevolucionários.

Passados mais de 90 anos, a sátira de Kuleshov sobre a visão dos americanos acerca dos russos se mantém atual. No elenco, algumas futuras glórias do cinema soviético: os diretores Vsevolod Pudovkin (Shban), Boris Barnet (Jeddy), os atores Serguey Komarov (Zarolho) e Aleksandra Khokholova (Condessa).

Inédito. 94 min. Ano: 1924. País: União Soviética. Direção: Lev Kuleshov, com Porfiri Podobeb, Boris Barnet, Aleksandra Khokhlova, Vsevolod Pudovkin, Serguey Komarov, Vera Lopatina. Cinematografia: Aleksandr Levitsky. Produtora: Goskino. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Terça-feira, 24 de outubro, às 23h.

“Cossacos de Kuban”

Ambientado nas estepes do rio Kuban, nos primeiros anos do pós-guerra, o filme conta a história de dois “kolkhozes” (cooperativas agrícolas) que competem para ver qual consegue colher mais trigo.

Realizado em cores, "Cossacos de Kuban" foi a maior produção musical do cinema soviético.

Fundador da União dos Cineastas Soviéticos e membro do Soviete Supremo da URSS, o cineasta Ivan Pyriev recebeu seis prêmios Stalin e foi diretor do estúdio Mosfilm. Realizou mais cinco filmes, incluindo "Os Irmãos Karamazov" (1969), concluído por Kirill Lavrov e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

110 min. Ano: 1949. País: União Soviética. Direção: Ivan Pyryev, com Serguey Lukyanov, Marina Ladynina, Aleksandr Khvylya, Vladlen Davydov. Classificação: 18 anos.

 

------------------------------------

Quarta-feira, 25 e outubro, às 23h.

“Lenin em Outubro”

Em 1917, a marinha no Mar Báltico e algumas unidades do Exército se rebelam contra o governo Kerenski, unindo-se aos operários e camponeses que exigiam paz: a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

Lenin chega a Petrogrado em um trem vindo da Suiça e, na reunião do Comitê Central, de 10 de outubro, derrota as resistências de Zinoviev, Kamenev e Trotsky e deflagra a insurreição.

As forças contrarrevolucionárias organizam uma caçada para matar o líder dos bolcheviques. Os acontecimentos se precipitam em ritmo veloz até o momento final: sob as bandeiras de “Pão, Paz e Terra!” e “Todo Poder aos Sovietes!”, a Revolução de Outubro triunfa.

108 min. Ano: 1937. País: União Soviética. Direção: Mikhail Romm, com Boris Shchukin, Nikolai Okholopov, Yelena Stratova. Classificação: 18 anos.

 

 

Carteirinha da UMES

 

home-document-2023
 
 

Cultura

 

CPCUmesFilmes Logo fundo branco

 

  

Parceiros 

sptrans

 

LOGO MINC GOV

 

  

casa mestre ananias

  

 

Fique bem informado

 

hp

 

 logo

 

 

jornaldausp

 

 

 portal do bixiga 

 

 

pornoimpala.info pornopingvin.com
Yurtdışı Eğitim Makedonya Avrupa Üniversitesi Makedonya Eğitim Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Saraybosna Üniversiteleri Makedonya Üniversiteleri Struga Üniversitesi Kiril Metodi Üniversitesi Bulgaristanda Eğitim Bulgaristanda Eğitim Bulgaristan Üniversiteleri Bulgaristan Üniversitesi Bulgaristan Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukraynada Üniversite Ukrayna Üniversiteleri Malta Dil Okulları Gürcistan üniversiteleri Gürcistan Eğitim Malta Dil Okulu Malta Nerede ingiltere Dil Okulları ESE Malta Dil Okulu Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив