Cine-Teatro Denoy de Oliveira apresenta mostra de cinema que dará “uma volta ao mundo em 30 filmes”

WhatsApp Image 2017-03-17 at 14.16.14

 

30 dias, 30 filmes e 23 países. Essa é a proposta da nova mostra de cinema do Cine-Teatro Denoy de Oliveira, situado no coração do Bixiga, para as noites de quarta-feira. O convite é para dar, literalmente, uma volta ao mundo conhecendo o que há de melhor no cinema de cada um dos quatro cantos da Terra.

Passaremos pouco mais de 1 hora e meia no Brasil, com “O Bem Amado”, depois iremos à Argentina, com “Clube da Lua”. Seguiremos para o Chile, Colômbia, Peru, até o México e os Estados Unidos. Iremos também à terras distantes, como a antiga União Soviética, Rússia, China e Índia. Sem contar que todas as sessões de cinema têm entrada franca!

É só aparecer, pegar seu passaporte na entrada e viajar como se não houvesse amanhã.

 

A programação começa dia 22 de março e vai até 11 de outubro, sempre pontualmente às 19 horas!

Confira os filmes selecionados:

 

(22/03) O BEM AMADO

Guel Arraes (2010), com Marco Nanini, Tonico Pereira, Maria Flor, Andrea Beltrão, José Wilker. Brasíl, 106 min.

Nesta adaptação da peça de Dias Gomes, Guel Arraes destaca o líder da oposição, que não dá tréguas às vigarices do prefeito Odorico Paraguaçu, mas com o passar do tempo vai se tornando cada vez mais parecido com ele.

 

(29/03) CLUBE DA LUA

Juan José Campanella (2004), com Ricardo Darin, Eduardo Blanco, Mercedes Moran. Argentina, 145 min.

Luna de Avellaneda, um dos 300 clubes que animavam a vida social de Buenos Aires, resiste ao papel que o projeto neoliberal lhe destina na crise dos anos 90: sua venda e transformação em cassino.

 

(05/04) MACHUCA

Andrés Woods (2004), com Matías Quer, Ariel Mateluna, Manuela Martelli. Chile, 120 min.

Golpe de Pinochet interrompe experiência de diretor de colégio de elite na capital chilena, que admite de forma gratuita no estabelecimento alguns filhos de famílias de trabalhadores.

 

(12/04) A ESTRATÉGIA DO CARACOL

Sergio Cabrera (1993), com Frank Ramírez, Fausto Cabrera, Florina Lemaitre. Colômbia, 106 min.

Moradores de bairro pobre de Bogotá lutam para evitar a demolição do casarão que ocupam há anos, de propriedade de um milionário sem escrúpulos.

 

(19/04) A BORBOLETA NEGRA

Francisco J. Lombardi (2006), com Melania Urbina, Magdyel Ugaz. Peru, 118 min.

Gabriela vê o futuro ruir quando os jornais começam a publicar mentiras sobre o assassinato de seu noivo, um honesto juiz de Lima. Em busca da verdade, ela acaba penetrando numa rede de corrupção que envolve o alto escalão do governo Fujimori.

 

(26/04) MACARIO

Roberto Gavaldón (1960), com Ignacio Lopez Tarso, Pina Pellicer, Enrique Lucero. México, 90 min.

No México colonial, pobre lenhador indígena divide com a Morte um peru que sonhara em comer sozinho. Esta então o presenteia com uma água milagrosa capaz de curar qualquer doença. A amizade dura anos, mas um dia...

 

(03/05) CHE, O ARGENTINO

Steven Sorderberg (2008), com Benicio del Toro, Demián Bichir, Rodrigo Santoro. EUA/Espanha/França, 134 min.

A 26 de novembro de 1956 Fidel Castro parte do México para Cuba com 80 rebeldes. "O Argentino" mostra a ascensão de Che na Revolução Cubana, de médico a comandante e, mais tarde, a herói revolucionário.

 

(10/05) O PODER VAI DANÇAR

Tim Robbins (1999), com John Turturro, Emily Watson, Vanessa Redgrave, Susan Sarandon. EUA, 132 min.

Em meio à crise dos anos 30, a montagem do musical "Cradle Will Rock" pelo Projeto do Teatro Federal que leva espetáculos a milhões de americanos incomoda os adversários do New Deal, que pressionam para obter sua censura.

 

(17/05) MATEWAN, A LUTA FINAL

John Sayles (1987), com Chris Cooper, James Earl Jones, Mary McDonnell. EUA, 132 min.

Ao chegar na pequena cidade de Matewan para criar um sindicato de mineradores de carvão, Joe Kenehan precisa unir dois grupos que se digladiam, o branco formado por italianos e o negro composto por descendentes de escravos.

 

(24/05) UM DIA SEM MEXICANOS

Sérgio Arau (2004), com John Getz, Caroline Aaron, Maureen Flannigan. EUA, 91 min.

E Trump quando radicaliza a estigmatização dos imigrantes pretende o que: transferir seus empregos aos americanos ou ampliar a desvalorização da força de trabalho dentro do país?

 

(31/05) O ANO QUE VIVEMOS EM PERIGO

Peter Weir (1982), com Mel Gibson, Sigourney Weaver. Austrália, 115 min.

Indonésia, 1965. Em sua primeira missão internacional, repórter australiano chega a Jacarta para cobrir a agitação dos últimos momentos do regime nacionalista de Sukarno, deposto num sangrento golpe de Estado promovido pelos EUA.

 

(07/06) VIVER

Akyra Kurosawa (1952), com Takashi Shimura, Shin'ichi Himori, Haruo Tanaka. Japão, 163 min.

Insensível burocrata que vive encerrado numa repartição em Tóquio não falta ao trabalho, porém nunca lê os papeis  que carimba sem parar. Surpreendido por um câncer no estômago, ele desperta e inicia uma busca pelo sentido da vida.

 

(14/06) DERSU UZALA

Akyra Kurosawa (1975), com Maksim Munzuk, Yuriy Solomin. URSS, 161 min.

Explorador e cartógrafo do exército russo mapeia a Sibéria no fim do século 19, com a ajuda de caçador mongol avesso aos padrões mercantis de conhecimento e relação com a natureza. Produção do estúdio soviético Mosfilm.

 

(21/06) ALEKSANDR NEVSKY

Serguey Eisenstein (1938), com Nikolay Cherkassov, Nikolay Oklopkov, Valentina Ivasjova. URSS, 108 min.

Na primeira metade do século 13, o príncipe Aleksandr Nevsky organiza um exército popular que derrota a invasão dos ancestrais das hordas hitleristas. Com trilha musical de Serguey Prokofiev o filme foi cuidadosamente restaurado em 2015.

 

(28/06) O CAMINHO PARA BERLIM

Serguey Popov (2015), com Amir Abdykalov, Yuriy Borisov. Rússia, 82 min.

Condenado por covardia ao fuzilamento, tenente russo tem várias oportunidades de escapar, enquanto cruza a estepe escoltado por soldado cazaque até o posto de comando. Baseado em escritos de Emmanuil Kazakevich e Konstantin Simonov.

 

(05/07) A FILHA AMERICANA

Karen Shakhnazarov (1995), com Vladimir Mashkov, Dzhigarkhanyan Armen. Rússia, 94 min.

Abandonado pela mulher que decide viver com americano rico no país do Tio Sam, músico russo vai ao seu encontro, dez anos mais tarde, visando restabelecer os laços com a filha pré-adolescente.

 

(12/07) O DESTACAMENTO VERMELHO DE MULHERES

Xie Jin (1960), com Qiang Chen, Niu Tie, Xin-Gang Wang. China, 74 min.

Wu Qionghua, serva de Nanbatian (literalmente, "o tirano do Sul"), foge para a selva, entra no Exército Vermelho e se junta à tropa feminina que opera na Ilha de Hainan. Baseado em episódio real da 1a. Guerra Civil Revolucionária na China (1927-37).

 

(19/07) O LEVANTE

Ketan Mehta (2005), com Aamir Khan, Rani Mukerji, Toby Stephens. Índia, 150 min.

O levante dos sipaios, comandado por Mangal Pandei, sacode o domínio britânico da Companhia das Índias Orientais sobre a Índia e dá início à 1a. Guerra de Independência (1857-58).

 

(26/07) O VAGABUNDO

Raj Kapoor (1951), com Raj Kapoor, Nargis, Prithvirage Kapoor. Índia, 193 min.

Raju vive pobre e afastado da família. Acaba enveredando pelo caminho do crime. É preso e só conta com a ajuda de uma ex-namorada, sua defensora no tribunal. Seu pai, o juiz que decidirá sua sentença, crê que os bons e os criminosos já nascem feitos.

 

(02/08) A PEQUENA LOJA DA RUA PRINCIPAL

Janos Kadar, Elmer Klos (1965), com Jozef Kroner, Ida Kaminska, Hana Likova. Checoestováquia, 128 min.

Camponês checo se divide entre a ganância e a culpa quando um chefe nazista de sua cidade o nomeia “Supervisor Ariano” da pequena loja de botões de uma viúva judia.

 

(09/08) NU ENTRE LOBOS

Frank Beyer (1962), com Erwin Geschonneck, Armin Mueller-Stahl, Krystyn Wójcik. Alemanha, 124 min.

Para salvar a vida de uma criança introduzida clandestinamente no campo de concentração de Buchenwald, os prisioneiros formam à sua volta um muro de solidariedade, enfrentando o terror, a tortura – e a morte.

 

(16/08) SESSÃO ESPECIAL DE JUSTIÇA

Costa-Gavras (1975), com Louis Seigner, Michael Londsdale, Pierre Dux. França, 118 min.

Oficial alemão é abatido a tiros por jovens da Resistência Francesa. O governo de Pétain decide, em represália,  executar “seis criminosos políticos”, apesar dos autores do atentado não terem sido presos nem identificados.

 

(23/08) AI, CARMELA

Carlo Saura (1990), com Carmen Maura, Andrés Pajares, Gambino Diego. Espanha, 102 min.

Trio de artistas que percorre cidades entretendo tropas republicanas, durante a Guerra Civil Espanhola, é preso pelos partidários do general Franco.  “Ai, Carmela!” recebeu 13 prêmios Goya, inclusive os de Melhor Filme e Melhor Diretor.

 

(30/08) SOSTIENE PEREIRA

Roberto Faenza (1996), com Marcello Mastroiani, Stefano Dionisi, Nicoleta Brashi, Joaquim de Almeida. Itália, 104 min.

Portugal, 1936. O Sr. Pereira, pacato editor da seção cultural de um jornal de Lisboa, encontra dificuldades para convencer o novo obtuarista das vantagens de viver encerrado numa torre de marfim.

 

(06/09) O CASO MATTEI  

Francesco Rosi (1972), com Gian Maria Volonté, Luigi Scarzina, Edda Ferronao. Itália, 116 min.

Em 27 de outubro de 1962, cai o avião que levava o presidente da estatal italiana do petróleo. A investigação oficial considerou acidente, mas a história de Enrico Mattei à frente da Eni e seus confrontos com o Cartel das Sete Irmãs indicam outra conclusão.

 

(13/09) ROTA IRLANDESA

Ken Loach (2006), com Mark Womack, John Bishop, Andrea Lowe. Inglaterra, 109 min.

De volta à Liverpool, membro de firma de segurança privada recebe a notícia da morte de seu melhor amigo na Route Irish - estrada mais perigosa do mundo, que liga, em Bagdá, o aeroporto à fortificada Zona Verde.

 

(20/09) POSTO DE CONTROLE

Yoav Shamir (2003), Israel, 80 min.

Focado no dia-a-dia dos postos de controle existentes nos territórios palestinos ocupados pelo exército israelense, o documentário registra as humilhações que tornam impossível uma vida normal.

 

(27/09) O LEÃO DO DESERTO

Mustapha Akad (2007), com Anthony Quinn, Oliver Reed, Irene Papas, Rod Steiger. Libia, 110 min.

Com a ascensão de Mussolini, a Itália procura ampliar suas zonas de exploração na África. A atenção se volta para a Líbia, onde o líder Omar Mukhtar comanda tenaz resistência contra a colonização italiana, desde 1911.

 

(04/10) AFRICA PARADIS

Sylvestre Amoussou (2006), com Sylvestre Amoussou, Eriq Ebouaney, Stéphane Roux. Benin, 86 min.

Num futuro imaginário em que a África vive uma era de fartura e a Europa afundou na miséria, casal francês tenta imigrar illegalmente para o continente africano.

 

(11/10) ESTÔMAGO

Marcos Jorge (2007), com João Miguel, Fabíula Nascimento, Babu Santana. Brasil, 113 min.

Paraibano que chega ao Sudeste usa os dotes culinários para subir na vida. Em novembro de 2015 a produção entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

 

 

Informações


Parceiros


Fique bem informado


pornoimpala.info pornopingvin.com
Yurtdışı Eğitim Makedonya Avrupa Üniversitesi Makedonya Eğitim Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Saraybosna Üniversiteleri Makedonya Üniversiteleri Struga Üniversitesi Kiril Metodi Üniversitesi Bulgaristanda Eğitim Bulgaristanda Eğitim Bulgaristan Üniversiteleri Bulgaristan Üniversitesi Bulgaristan Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukraynada Üniversite Ukrayna Üniversiteleri Malta Dil Okulları Gürcistan üniversiteleri Gürcistan Eğitim Malta Dil Okulu Malta Nerede ingiltere Dil Okulları ESE Malta Dil Okulu Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив