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Para 70% dos estudantes, escola estadual de SP é regular ou ruim

Segundo pesquisa do Instituto Data Popular feita para a Apeoesp, opinião é compartilhada por metade dos pais; 44% dos professores e 28% dos alunos disseram já ter sido alvo de violência em escolas

 

São Paulo – Sete em cada dez estudantes da rede estadual de São Paulo avaliam a qualidade das escolas como regular, ruim ou péssima e a maioria deles acredita que as instituições não cumprem seu papel de formar cidadãos, ensinar conteúdo e preparar para o mercado de trabalho. Entre os pais, 50% acham que as escolas estaduais são regulares ou insatisfatórias.

Os dados fazem parte da pesquisa Qualidade da Educação nas Escolas do Estado de São Paulo, divulgada hoje (24) pelo Instituto Data Popular. O levantamento foi encomendado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apoesp) e ouviu 2.100 entrevistados, sendo 700 professores, 700 pais e 700 alunos.

A falta de segurança foi o principal problema apontado. Ao todo, 57% dos professores, 78% dos pais e 70% dos alunos consideram sua escola violenta e 44% dos professores e 28% dos alunos disseram já ter sofrido algum tipo de violência nas instituições.

Ausência de professores, muito tempo ocioso não aproveitado para fins pedagógicos, número insuficiente de profissionais de apoio pedagógico, preconceito e desinteresse dos alunos foram outros problemas apontados pelos entrevistados.

Os professores argumentam que as faltas são justificadas pelo excesso de trabalho, o que também compromete a preparação das aulas e a correção de provas e trabalhos. Ao todo, 40% dos docentes complementam sua renda trabalhando em outras redes de ensino e metade deles leciona em mais de uma escola, segundo a pesquisa.

A maioria dos entrevistados disse ser contra a progressão continuada nas escolas, porque entendem que os alunos passam de ano sem saber o conteúdo. Ao todo, 94% dos pais, 75% dos alunos e 63% dos professores são contra a medida. Entre os estudantes, 46% admitiram já ter passado de ano sem saber a matéria.

A participação dos pais e o interesse dos alunos também foram considerados insatisfatórios na pesquisa: apenas 26% dos professores afirmaram que as reuniões das escolas conseguem atrair um número significativo de pais. Somente 5% deles conhecem o projeto político-pedagógico das instituições de ensino. Os alunos atingiram uma média de faltas de cinco por mês.

Sobre as ações para melhor a qualidade do ensino, as opiniões se dividem. A maioria dos professores (42%) acredita que melhor infraestrutura e mais valorização dos profissionais são os principais caminhos para resolver os problemas. Já os alunos (50%) acreditam que mais atividades extracurriculares, cursos, palestras e eventos e uma mudança no método das aulas os motivariam mais.

 

Fonte: Rede Brasil Atual

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