Megafilmeshd Assistir Filmes

Seo

A UMES - UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo

 


NOSSA HISTÓRIA

A UMES é a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, entidade que representa cerca de 4 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio, cursos supletivos, pré-vestibulares e cursos de educação profissional níveis básico e técnico. Fundada no dia 11 de novembro de 1984, a UMES tem como razão de ser a defesa dos interesses dos estudantes. Ensino público e gratuito de qualidade, democracia e soberania nacional são suas bandeiras permanentes. Para desenvolver a mobilização estudantil, a UMES atua em conjunto com os grêmios (entidades representativas dos estudantes de cada escola) e possui cinco sedes espalhadas pela cidade. Destacam-se também, entre as atividades da UMES, cursos de profissionalização, campanhas contra as drogas e de prevenção de DST/AIDS, e projetos esportivos.

Os estudantes brasileiros sempre encantaram o povo brasileiro em sua história com sua alegria, perseverança e amor à Pátria nas grandes causas nacionais. Em todos os momentos que nosso país necessitou, foram às ruas e praças na defesa dos interesses nacionais. Vitórias épicas como o “Petróleo é Nosso” e a criação da Petrobras com Getúlio Vargas, a posse de João Goulart, a denúncia da ditadura e a resistência a ela nas ruas, a democratização do país, a Constituição de 1988, o “Fora Collor” e a derrota do projeto entreguista no Brasil são parte da história recente do país que tiveram os estudantes brasileiros como protagonistas.

Desde sua refundação em 1990, a UMES orgulha-se de ter como herança o compromisso de gerações de incansáveis líderes estudantis que deram o melhor de suas vidas, despertando esperança nos corações dos brasileiros.

A UMES consolidou-se como grande referência para o movimento estudantil brasileiro e mundial. Na cidade de São Paulo, todos os 4 milhões de estudantes orgulham-se da entidade que possuem. No Brasil e no mundo, são incontáveis as demonstrações de reconhecimento e admiração que a UMES suscita.

No entanto, é possível ir mais longe. É isso que propõe a atual diretoria da UMES.

 

HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS

Impeachment de Collor - A UMES começava a consolidar-se a partir de 1990 enfrentando um momento nacional complexo e confuso. Eleito nas urnas, Fernando Collor de Melo ameaçava o país com o desmonte do Estado brasileiro através da entrega de estatais ao capital estrangeiro, da abertura desenfreada da economia e consequente quebradeira da indústria nacional. Era uma fraude eleitoral.

A UMES foi a primeira entidade estudantil a consolidar a posição em seus fóruns: “Fora Collor, Impeachment Nelle!”. No dia 11 de agosto, em conjunto com a UBES e a UNE, tomou a Avenida Paulista, na primeira manifestação que já reunia 20.000 estudantes, e que, após inúmeras passeatas, resultou no primeiro impeachment da história da humanidade. A sociedade mais uma vez encantava-se com seus filhos. Nascia a geração cara-pintada.

Conquista da meia-entrada - Em 1992 a UMES reconquistou o maior benefício dos estudantes, retirado pela ditadura no início da década de 80, a meia-entrada em cinema, teatros, shows, estádios, circos. Com sua maturidade e importância consolidadas, a UMES reivindicou e em 1993 unificou o benefício do meio-passe à carteira de meia-entrada, potencializando a principal conquista dos estudantes. Atualmente a UMES confecciona cerca de 500.000 carteiras de estudante anualmente.

Um novo governo - Atualmente o Brasil vive um novo momento em diferentes setores. A UMES vem apoiando as medidas que estão dando aos estudantes novas perspectivas, de inclusão na universidade, de erradicação do analfabetismo, de criação de um Fundeb que contemple a real necessidade educacional brasileira. A UMES enaltece ainda conquistas importantes para a Nação como a autossuficiência no petróleo, a conquista do espaço e nossa solidária e democrática política externa.

Além de nossas fronteiras - A UMES tem participado de diversos eventos internacionais afirmando sua solidariedade a outros povos. Esteve presente no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes de Caracas, enviando delegação de 30 lideranças estudantis de São Paulo, e no Festival da África do Sul, levando ao mundo a energia da juventude brasileira.

Fóruns para a Juventude - A UMES é a única entidade municipal do país a participar do Conselho Nacional de Juventude, órgão do governo federal, de formulação e gestão de políticas públicas para a juventude. Além da presidência da UMES ocupar assento como suplente, o Centro Popular de Cultura da UMES possui cadeira titular no órgão. A UMES tem atuado ainda na organização dos Fóruns Mundiais de Educação, além de papel de destaque na UPES e UBES.

 

UMES NA CULTURA

No Congresso da UMES, de 1994, o tema mais debatido foi o da cultura. Foi aprovada a criação do Centro Popular de Cultura da UMES, o CPC-UMES. O cineasta Denoy de Oliveira, que integrou o antigo CPC da UNE, foi convidado para organizar o novo CPC. Com 17 anos de existência, o CPC-UMES chega ao ano 2013 com uma produção significativa nas áreas de música, teatro, cinema, vídeo e literatura. Denoy de Oliveira faleceu em 04/11/1998, mas o CPC que ele ajudou a plantar, com a ajuda dos secundaristas, artistas e intelectuais que se agruparam em torno de suas ideias, segue colaborando para o fortalecimento e o desenvolvimento da nossa cultura. (Veja mais em CPC UMES)

 

 

A UMES